O presidente do conselho de administração da RTP, Gonçalo Reis, anunciou numa conferência de imprensa, que ocorreu nesta terça-feira, que a edição de 2018 do Festival da Eurovisão se irá realizar no Parque das Nações, em Lisboa.
Lisboa foi uma “escolha técnica e empresarial da RTP”, referiu o presidente do conselho de administração deste canal, explicando ainda que a capital portuguesa oferece as melhores condições e valências.
Recentemente, foram apontadas várias cidades para a realização do evento, tais como Matosinhos, Santa Maria da Feira e Gondomar, no entanto, o local escolhido para receber o evento foi a MEO Arena.
“Estamos entusiasmados. Sabemos a responsabilidade que temos. Sabemos a complexidade, a grandeza, os requisitos que temos. Mas também sabemos que a RTP, com os parceiros, cresce tipicamente para estas situações e vamos tirar o melhor partido do festival”, declarou Gonçalo Reis.
Segundo Fernando Medina, também presente na conferência de imprensa que decorreu na sede da RTP, espera-se que o investimento global seja inferior a 5 milhões de euros, embora o valor total dos custos ainda seja desconhecido.
Medina adiantou ainda que o Turismo de Lisboa também irá cobrir uma parte das despesas da organização através das verbas do Fundo de Investimento Turístico.
De acordo com a organização, as eliminatórias terão lugar a 08 e 10 de maio, com a final marcada para dia 12 de maio.
Portugal venceu pela primeira vez o Festival da Eurovisão com a canção “Amar pelos dois”, de Luísa Sobral, interpretada por Salvador Sobral, em maio.
Por sua vez, Guimarães vai acolher a final do Festival da Canção depois de ceder o Pavilhão Multiusos, gratuitamente.
Escrito por: Andreia Neves
Editado por: Daniela Carvalho