Sporting dá os primeiros passos na nova temporada

SPORTING PRE EPOCA

Está prestes a ter início a época oficial 2017/2018 de futebol e com isso vem o balanço de pré-época das respetivas equipas, dos reforços e do rendimento esperado para a temporada que se avizinha.

O Sporting, até agora, e tendo em conta os reforços que chegaram a Alvalade, aparenta ser uma equipa preparada e bem estruturada para este começo. Os leões reforçaram-se com nomes como Fábio Coentrão (vindo do Real Madrid), Seydou Doumbia (proveniente do CSKA Moscovo), Marcos Acuña (vindo do Racing Avellaneda), ou até mesmo Bruno Fernandes (ex-Sampdoria), jogadores que prometem aquecer o campeonato português, e neste caso, o Sporting Clube de Portugal.

O investimento feito é elevado e de risco, estando os leões “obrigados” a almejar o título de campeão nacional. A estes somam-se outros reforços que também prometem trazer muita qualidade ao conjunto leonino, como é o caso de Jérémy Mathieu, de Cristiano Piccini, de Rodrigo Battaglia, e de André Pinto.  No entanto, as saídas também são um processo natural nos clubes portugueses, que não tem o poderio financeiro de outros campeonatos e por isso precisam de lucrar com a saída de alguns jogadores.

Relativamente ao Sporting, são apenas os rumores que reinam em Alvalade, porém, espera-se a saída quase certa do capitão leonino, Adrien Silva. O médio internacional português é bastante assediado por clubes ingleses, e como já manifestou a vontade de sair do clube em anos anteriores, é bem provável que este ano se concretize mesmo. Outros possíveis candidatos à saída são William Carvalho e Gelson Martins, jogadores que são peças nucleares no Sporting pela influência que têm dentro e fora de campo, só uma proposta irrecusável os irá fazer sair de Alvalade. Rui Patrício é outro nome habitual nas possíveis saídas, mas é o menos provável de se concretizar dentro dos nomes referidos anteriormente.

Por empréstimo devem sair Francisco Geraldes (para o Rio Ave), Ryan Gauld (para o Desportivo das Aves) e Azbe Jug (com destino a definir). O reforço mais caro até ao momento foi Marcos Acuña, custou cerca de dez milhões de euros aos cofres leoninos, seguido de Bruno  Fernandes que terá custado cerca de oito milhões. De realçar que Fábio Coentrão e Seydou Doumbia vieram por empréstimo.

A pré-época está a terminar, por isso já se realizaram vários jogos que serviram para Jorge Jesus definir esquemas táticos e observar quais são os jogadores em melhor forma para este início de campeonato. O primeiro jogo realizado foi frente ao Belenenses, treinado por Domingos Paciência, que terminou num empate a 1-1, jogo este que foi realizado no estádio do Algarve. Seguiu-se um estágio na Suiça de 10 a 18 de Julho, onde os leões realizaram quatro jogos contra adversários que prometiam dificultar a tarefa ao conjunto de Alvalade.

Os jogos foram:

12 de Julho: Sporting-Fenerbahçe (2-1)

13 de Julho: Sporting- Valência (0-3)

15 de Julho: Sporting-Basileia (2-3)

18 de Julho: Sporting-Marselha (1-2)

22 de Julho: Jogo de apresentação aos sócios Sporting-AS Mónaco (2-1)

29 de Julho: Troféu Cinco Violinos frente à Fiorentina (a realizar)

Para concluir, já se pode fazer uma análise prévia de alguns jogadores que se têm vindo a destacar ao longo desta pré-época no reino do leão. Bruno Fernandes, internacional sub-21 português, tem sido a (agradável) confirmação de que será o sucessor natural de Adrien Silva. Jogador rápido, muito bom no transporte de bola, e com grande qualidade de passe tem impressionado os adeptos leoninos.

Fábio Coentrão ainda demonstra algum défice na sua forma física, no entanto tem tudo para singrar neste regresso ao futebol português. Coentrão, que tem sido titular indiscutível até ao momento, é um jogador rápido, forte tecnicamente e de cruzamento fácil.

Doumbia, com dois golos marcados na pré temporada, é um jogador de qualidade inequívoca, rápido, finalizador, oportuno e é mais um reforço a observar. Marcos Acuña, com apenas um jogo realizado frente ao Mónaco, é outro jogador a observar e a destacar! Forte nas bolas paradas e nos duelos físicos, o internacional argentino tem um remate fácil e um pé esquerdo que promete. Em relação às surpresas positivas, até agora têm sido Rodrigo Battaglia e Daniel Podence (sendo o segundo mais confirmação do que surpresa).

A época oficial do Sporting Clube de Portugal arranca no dia 6 de Agosto às 18h, jogo referente à 1ª jornada da Primeira Liga.

Escrito por: Rodrigo Cipolli

Editado por: Adriana Pedro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s