Citroën 2CV, mais conhecido por “dois cavalos”, começou a ser produzido em 1948 e o último exemplar saiu da fábrica só em julho de 1990, nomeadamente da fábrica de Mangualde, em Portugal.
O primeiro mundial 2CV realizou-se na Finlândia, em 1975, e desde aí, de dois em dois anos, passaram a realizar-se os vários mundiais em países diferentes, através de um processo de candidatura e votação.
Portugal recebeu o seu primeiro mundial no ano de 1987 e contou com cerca de 1200 veículos. Depois de em agosto de 2013 Portugal ter vencido a candidatura, passados 30 anos, o mundial volta ao nosso país entre os dias 26 a 31 de Julho, cumprindo-se no Ericeira Camping. Esperam-se mais de mil visitantes, sendo que o top de inscritos passa por 631 oriundos de França, 204 de Portugal, 88 da Alemanha, 70 de Espanha, 47 da Bélgica, entre outros.
Aliando-se à bela vista sobre o Oceano Atlântico, o evento “22º Encontro Mundial dos Amigos 2CV” conta com corridas em pista, concursos de montagem e desmontagem de mecânica, concursos de elegância de viaturas, demonstração de pop-cross, oficina 2CV, animação musical, feira de trocas e uma exposição de um mini museu 2CV com entrada livre, no Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra, com apresentação de alguns carros e lembranças de antigos mundiais.
Estão todos convidados a passarem pela Ericeira, talvez ir à praia e depois aproveitar para ver desfilar pelas ruas e estradas da vila estes míticos carros que emanam o seu próprio estilo e personalidade. Existem muitos e diferentes, com os mais variados padrões cromáticos, com mais ou menos autocolantes, com capota aberta ou fechada. Tudo ao gosto de cada um.
Para aqueles que ficaram interessados e têm um familiar ou amigo que ainda conserva uma destas relíquias, preparem já as malas porque em 2019 o mundial será na Croácia!
Fica, ainda aqui, o vídeo oficial de apresentação do mundial:
https://vimeo.com/175468866
Escrito por: Inês Rechau
Editado por: Adriana Pedro