O FC Porto, agora comandando por Sérgio Conceição, já iniciou os trabalhos de pré-temporada tendo em vista a nova época desportiva. Até ao momento, os “dragões” realizaram quatro jogos, tendo registado empates contra a Académica (2-2), Cruz Azul (0-0) e Chivas (2-2) e uma vitória contra o Rio Ave (4-0).
No entanto, antes do início da época oficial todas as atenções se viram para o mercado de transferências, que de ano para ano se diz que tem inflacionado os passes dos jogadores de forma desmedida. Contudo, o FC Porto, graças ao incumprimento do fair-play financeiro decretado pela UEFA, está a ter um mercado totalmente em “modo vendedor”.
De entre as vendas dos “azuis e brancos” destacam-se as de André Silva para o renovado AC Milan por 38 milhões de euros e de Rúben Neves para o Wolverhampton, agora treinado por Nuno Espírito Santo, por 18 milhões. O FC Porto conseguiu ainda angariar mais alguns milhões com as saídas a título definitivo dos seguintes jogadores: Andrés Fernández, Igor Lichnovsky, Tomás Podstawski, David Bruno, Joris Kayembe, Pité, Ricardo Nunes, Laurent Depoitre, Tiago Rodrigues, Sami, Nabil Ghilas, José Ángel, Diogo Verdasca e Sinan Bolat.
A título de empréstimo saíram os jovens jogadores, Omar Govea, Chidozie, Gleison, Ivo Rodrigues, Boly, Gonçalo Paciência e Inácio.
Ao nível de contratações, até ao momento, o FC Porto apenas contratou o guarda-redes ex-Feirense, Vaná, por 1 milhão de euros. Porém, graças à restrição a nível financeiro, os “dragões” arranjaram reforços “dentro de portas”, como são os casos de Ricardo Pereira, Rafa Soares, Mikel Agu, Sérgio Oliveira, Hernâni, Marega e Aboubakar.
Com o defeso apenas a terminar a 31 de Agosto, existe ainda bastante tempo para os responsáveis portistas reforçarem o plantel com uma ou outra contratação para posições nucleares e para lucrarem ainda mais com a venda de jogadores dados como dispensáveis.
Escrito por: Jorge Neves
Editado por: André Blayer