O Museu das Comunicações juntou-se à iniciativa “Uma Imagem Solidária” numa exposição de 200 fotógrafos portugueses nos dias 19 e 20 de julho, nas instalações da Fundação, em Lisboa.
A exposição, coordenada por António Cotrim, consiste na venda de imagens captadas por fotojornalistas e outros fotógrafos profissionais nos incêndios do Pedrógão Grande e Góis, com os lucros a reverterem para os bombeiros.
“Uma imagem solidária” começou por ser uma ação de fotojornalistas, sob o lema “o melhor de cada um de nós para o melhor de todos nós”, que se estendeu a outros profissionais da fotografia, “interessados em participar”.
De acordo com o museu, a mostra “tem como objetivo oferecer uma foto a troco de uma contribuição monetária a reverter em exclusivo para os bombeiros portugueses”.
Os incêndios que deflagraram no mês passado provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos, tendo afetado cerca de 500 habitações e quase 50 empresas. Os prejuízos dos fogos remontam para os 193,3 milhões de euros e o investimento em medidas de prevenção estimam-se ser de 303,5 milhões de euros.
A entrada é gratuita e as imagens podem ser vistas na quarta-feira, a partir das 18h, e na quinta-feira, a partir das 10h.
As fotografias, de tema livre, vão estar disponíveis para compra, com um preço mínimo de 20 euros,
Escrito por: Andreia Neves
Editado por: Daniela Carvalho