Eu Adoto, uma nova plataforma online para adotar animais

O site euadoto.org, lançado esta semana, pretende juntar associações de animais e pessoas dispostas a adotar, de modo a simplificar o processo de adoção feito maioritariamente através de uma plataforma online.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante esta primeira semana de lançamento será dada especial atenção a 53 animais da Associação Pegadas e Bigodes, do concelho de Figueiró dos Vinhos que foi afetado pelo incêndio em Pedrogrão Grande.

A plataforma euadoto.org, apesar do processo simplificado, compromete-se a encontrar o companheiro ideal, sendo que em conjunto com outras instituições, nomeadamente Instituto do Animal, a Pet B Havior e outros centros credenciados avaliam o perfil do animal bem como o estilo de vida de quem quer adotar, tendo em conta o número do agregado familiar ou se existem outros animais em casa. Tudo isto a partir de um questionário online.

Após a adoção ainda é oferecida uma observação e aconselhamento médico-veterinário, sendo que todos os animais já vêm vacinados e desparasitados e no caso dos cães já vêm identificados com chip.

Para proceder à adoção, a plataforma disponibiliza todos os dados sobre o animal, por exemplo idade, sexo, tamanho, historial ou ainda o seu perfil em termos de sociabilidade. Após o preenchimento do questionário é marcada uma visita presencial e por fim são validados os procedimentos do centro de recolha e assinado um termo de responsabilidade.

Esta iniciativa foi impulsionada pela forte pressão exercida sob os centros de recolha, uma vez que a partir de 2018 será proibido o abate de animais em canis municipais, com excepção de casos em que os animais estão em sofrimento ou têm graves problemas comportamentais.

Escrito por: Beatriz Alves

Editado por: André Blayer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s