Europeu Sub-21 segue para as meias-finais

Euro Sub-21

Começam esta terça-feira, dia 27, as meias-finais do Europeu Sub-21. Iniciaram esta competição 12 equipas, apenas quatro resistiram à fase de grupos e vão lutar por um lugar na final do torneio. Os quatro apurados consistem nos três vencedores de cada grupo e no segundo melhor classificado dos três grupos.

A primeira seleção a ser qualificada foi a Inglaterra, que venceu o Grupo A, onde também se encontravam as seleções da Eslováquia, Suécia e, a anfitriã do torneio, Polónia. Os ingleses superaram este grupo com duas vitórias, um empate e apenas um golo sofrido, mostrando um registo defensivo muito bom. A Eslováquia ficou em segundo lugar, com seis pontos (menos um que a Inglaterra), enquanto que a Suécia ocupou o terceiro lugar com dois pontos, e a anfitriã Polónia, numa participação muito desapontante, ficou em último, com um ponto, sem vencer nenhuma partida.

No Grupo B, a Espanha não deu hipótese nenhuma às demais seleções, saindo da fase de grupos 100% vitoriosa, com o melhor ataque da prova (nove golos) e, tal como a Inglaterra, com apenas um golo sofrido. Em segundo lugar ficou a seleção nacional. Portugal, apesar de conseguir duas vitórias, não conseguiu o apuramento para a fase seguinte, as vitórias sobre a Sérvia e a Macedónia não foram suficientes para garantir o apuramento, pois a seleção saiu derrotada do embate frente à Espanha. Em terceiro e quarto lugares, ficaram, respetivamente, Sérvia e Macedónia com um ponto, sendo que os macedónios foram a pior defesa da competição nesta fase, encaixando 11 golos em 3 jogos.

Por fim, no Grupo C, Itália e Alemanha qualificaram-se, em igualdade pontual. Os italianos venceram o grupo e os alemães foram o melhor segundo classificado, devido à diferença de golos. Num grupo que foi, sem dúvida, o mais equilibrado, e onde não houve empates, República Checa e Dinamarca seguiram em terceiro e quarto lugar, com três pontos.

A nível individual e, apesar da seleção portuguesa não se ter conseguido qualificar, há jogadores portugueses a liderar as estatísticas. Bruma, em conjunto com o espanhol Asensio, lidera a tabela de melhores marcadores (três golos), tendo estado em destaque pelo fabuloso golo aos espanhóis (único sofrido na competição). Na tabela das assistências, também um português figura no topo, Iuri Medeiros, do Sporting. Matús Bero, eslovaco do Trabzonspor e Federico Chiesa, italiano da Fiorentina, lideram a tabela de melhores assistentes com duas assistências cada um.

O primeiro confronto das meias-finais será entre ingleses e alemães e o segundo entre Espanha e Itália. Aconteça o que acontecer, a final será diferente da do ano passado, já que os finalistas (Portugal e Suécia) foram ambos eliminados na fase de grupos. No entanto, a final poderá não ser inédita, já que Inglaterra e Espanha já se defrontaram na final de um Europeu Sub-21, em 1984, na altura saindo os ingleses vencedores.

Apesar de apenas haver uma possibilidade de reencontro na final, estes embates de meia-final já foram finais no passado. Espanha e Itália, que se defrontam às 20h de dia 27, já se encontraram duas vezes na final, com uma vitória para cada lado. Curiosamente, o mesmo se passa na outra meia-final, jogada às 17h. Alemanha e Inglaterra já disputaram a final duas vezes entre si, com uma vitória para cada lado.

Como se pode ver, em termos históricos, há um grande equilíbrio entre estas quatro seleções, que procuram aqui, adicionar mais um título ao seu palmarés. A Alemanha conta com um Europeu Sub-21 nas suas vitrines, a Inglaterra com dois, a Espanha com quatro, e a Itália com cinco.

São quatro seleções históricas do futebol europeu que darão, sem dúvida, um bom espetáculo de futebol para os adeptos.

Escrito por: Pedro Chula

Editado por: Adriana Pedro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s