Com o fim da fase de grupos da Taça das Confederações, chegou a hora de fazer um balanço do percurso das equipas que participaram nesta primeira fase da competição, de forma a antever os jogos a eliminar que estão para surgir.
Portugal venceu o grupo A com 7 pontos, os mesmo do México, que ficou em segundo lugar devido à desvantagem de golos que tinha em relação à equipa comandada por Fernando Santos. A Rússia, anfitriã da competição, e a Nova Zelândia ficaram pelo caminho da prova que reúne os campeões de cada continente, o campeão do mundo e o anfitrião da prova.
No grupo B, a Alemanha (que se apresenta neste torneio sem as suas principiais referências, privilegiando a evolução de novas promessas alemãs que estão a surgir) venceu o grupo com cerca de 7 pontos, tendo o Chile ficado no segundo lugar com 5 pontos. A Austrália e os Camarões, não se conseguiram superiorizar às outras equipas, tendo sido eliminados da competição.
Em relação às estatísticas do torneio, destaque para Timo Werner, Lars Stindl e Cristiano Ronaldo que, ao terem dois golos cada um, estão na luta pelo prémio de melhor marcador da Taça das Confederações. Em relação às assistências, Hector Herrera e Joshua Kimmich são os jogadores com mais assistências, tendo ambos duas. Portugal e Alemanha, foram as equipas que mais concretizaram as oportunidades de golo, registando cada seleção 7 golos. Por outro lado, a Nova Zelândia tem a pior defesa, com 8 sofridos, um registo que o selecionador Anthony Hudson não quer que aconteça numa futura competição que a sua equipa possa participar.
O primeiro jogo das meias-finais, será no dia 28 de junho, com o jogo entre Portugal e Chile, no Kazan Arena. Este jogo tem tudo para ser o jogo mais empolgante das meias-finais, porque ambas as equipas estão a ser representadas pelos seus melhores jogadores, perspetivando um jogo eletrizante. Num lado, a seleção das quinas, capitaneada pelo melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, irá continuar a lutar e a tentar ganhar em busca de um troféu inédito, visto que esta é a primeira participação portuguesa na competição. Noutro lado, uma equipa do Chile, que tem como principais estrelas Arturo Vidal e Alexis Sanchez, não irá facilitar a tarefa da seleção portuguesa, pretendendo também chegar o mais longe possível na competição.
No outro jogo das meias-finais, a Alemanha irá defrontar o México no dia 29 de junho, um jogo que se vai realizar no Fisht Stadium. A seleção germânica, atual campeão do mundo de futebol, mesmo não apresentando os seus melhores jogadores, tem algum favoritismo na vitória, apesar de o México ser uma equipa difícil de vencer (há um ano que a seleção mexicana não sabe o sabor da derrota em competições oficiais).
Os vencedores destes dois jogos irão encontrar-se na final da competição, que será no dia 2 de julho, no Saint-Petersburg Stadium, enquanto que as equipas vencidas irão disputar o 3º lugar da competição no mesmo dia da final, no Spartak Stadium.
Escrito por: Thomas Mendes
Editado por: André Blayer