10/06/2017

Dia 10 de Junho de 2017, um dos melhores “Dia de Portugal” de sempre. Este dia comemorativo, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas nem sempre foi celebrado sob este nome, as comemorações nem sempre foram em território português e muita coisa mudou desde que foi consagrado feriado no pós-proclamação da República em 1910.


Depois do golpe militar do 5 de outubro de 1910, uma das particularidades dos trabalhos legislativos foi a instituição dos feriados nacionais. Muitos foram retirados, nomeadamente os religiosos, de modo a restringir a influência católica numa tentativa de laicização do país. Por exemplo, para além do 10 de Junho, também foram instituídos os dias 1 e 31 de janeiro, o 5 de outubro, e ainda o 1 e 25 de dezembro. Foi ainda concedido a cada concelho o direito de escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais. No entanto, em 1933, sob a alçada da Constituição do Estado Novo, todas estas leis foram vetadas.

Dia de Camões
Para quem não sabe, Luís Vaz de Camões, poeta célebre português do século XVI, morreu neste dia, 10 de Junho, do ano de 1580 (supõe-se). Foi aglomerado ao 10 de Junho pois os republicanos lisboetas entendiam que Camões era uma manifestação do “génio da pátria” na sua melhor forma. Começou, claro está, como apenas um feriado municipal.

Dia das Comunidades Portuguesas e da Raça
Foi a partir da Constituição de 1933 que o dia de Camões passou a ser feriado nacional e que passou a ser chamado “Dia de Portugal, das Comunidades e da Raça”. Por iniciativa de António de Oliveira de Salazar, aquando da inauguração do Estádio Nacional do Jamor, em 1944, o feriado ganhou essa característica de celebrar a “raça” portuguesa. A partir da Terceira República, ou seja, no pós-25 de abril e Constituição de 1976, o Governo que vigorava passou a chamar o feriado “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”. Em todo o mundo onde se encontram influências portuguesas é festejado este feriado.

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Desde 1977 que este feriado é comemorado em todo o país. No entanto, as únicas cerimónias ditas oficiais são as que são presididas pelo Presidente da República, podendo fazer-se acompanhar (ou não) por outras figuras como o Primeiro-Ministro, vários ministros e embaixadores. As cerimónias oficiais normalmente têm concertos, desfiles militares, exposições, cortejos e ainda uma cerimónia de condecorações. Desde o ano de 1977 que já várias cidades portuguesas receberam as cerimónias oficiais do 10 de junho, mas desde há dois anos para cá que o excelentíssimo Presidente da República, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, decidiu estender as cerimónias oficiais às ditas comunidades portuguesas. No ano passado, para além de ter sido celebrado em Lisboa, foi também “deslocado” para Paris, bem como este ano, que depois de se iniciar no Porto irá ter o seu término em São Paulo, passando ainda pelo Rio de Janeiro, no Brasil.
Mas este 10 de Junho de 2017 ficará marcado pelos feitos conseguidos pelo nosso país no último ano. A vitória no Europeu de Futebol um mês depois da comemoração deste feriado em 2016, a conquista do Festival da Eurovisão já em 2017, a organização do Web Summit, a maior cimeira empresarial do mundo, o título de 3º país mais seguro do mundo, a saída do Processamento por Défice Excessivo, as 5000 revistas/jornais/agências/associações que elegeram Portugal como o melhor país para se visitar, qual pináculo do turismo mundial, Ronaldo, que mais uma vez foi eleito melhor jogador do mundo de Futebol, Madjer de Futebol de Praia e Ricardinho de Futsal, Madonna que ao que se diz já comprou casa em Sintra, entre outros inéditos e conceituados feitos protagonizados dos quais me posso esquecer devido à lista extensa que é. Éramos considerados dos países mais tristes da Europa, mas posto este magnífico ano, qual dia seria melhor para gratificar tudo o que Portugal nos deu, se não mesmo, o Dia de Portugal?

Escrito por: Bruno André

Editado por: Daniela Carvalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s