Festas de Oeiras 2017 arrancaram dia 1 e estendem-se até dia 18 de junho 

As Festas de Oeiras 2017 começaram ontem, dia 1 de junho, e vão prolongar-se até dia 18, por todo o município de Oeiras. Deejay Télio, Matias Damásio, Quim Barreiros, Virgul, Dois Brancos e um Preto e GNR são os grandes nomes do festival, que mantém a entrada gratuita. Este ano, o festival foi segmentado em várias “Rotas” como a Rota da Música, a Rota dos Miúdos, a Rota das Artes, a Rota dos Arraiais, a Rota Jovem e a Rota do Movimento. Muitas são as novidades para a edição deste ano.


O festival foi dividido em “rotas” e hoje é a Rota das Artes que detém o maior destaque. A partir do dia 1 e até dia 18 haverá entrada gratuita em quatro casas de cultura do município de Oeiras, sendo eles o Museu da Pólvora Negra, em Barcarena, o Centro de Arte Manuel de Brito, em Algés, o Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras e o Centro Cultural Palácio do Egito, também em Oeiras. Ainda no âmbito desta “rota”, no dia 10 de junho haverá uma maratona fotográfica na FNAC de Oeiras, no Oeiras Parque e a celebração do dia de tricotar em público no jardim municipal de Oeiras. Haverá também no dia 16 de junho, “Histórias de Vida” e “Museu Instantâneo” no Palácio dos Anjos, em Algés.

A Rota dos Miúdos pretende atrair os mais novos para momentos de diversão e descontração durante todo o festival e conta com carrosséis e divertimentos infantis no Jardim Municipal de Oeiras. Mas não só: a organização preparou um leque de eventos dedicados aos mais novos tais como o MÓ (Festival de Marionetas de Oeiras) e vários teatros de cariz infantil entre os dias 2 e 4 de junho. Ontem houve, ainda, um concerto no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, um concerto com vista a celebração do dia mundial da criança.

Outra das “rotas” é a Rota Jovem, dedicada especialmente aos adolescentes. Amanhã, dia 3 de junho, haverá uma série de eventos como um Sunset Party, animado pelos Dj’s Branko e King Kong, na praia de Santo Amaro de Oeiras, bem como a Oeiras Band Sessions, onde bandas em início de carreira vão a concurso, sendo o prémio a atuação no festival NOS Alive. Dia 4 e 11 de junho, estão marcados Showcases de B Fachada e Golden Slumbers no Centro cívico de Carnaxide e no Passeio Marítimo em Caxias, respetivamente.

A Rota dos Arraiais irá proporcionar o ambiente vivido nos santos populares em todo o município de Oeiras. Irão haver vários “pequenos” arraiais da união de freguesias de Algés, Linda-a-velha, Cruz Quebrada e Dafundo, bem como nas freguesias de Barcarena, Carnaxide, Queijas, Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos, Caxias e ainda Porto Salvo.

Aquela que pretende pôr as pessoas “a mexer” é a Rota do Movimento. No dia 3 de junho, a organização preparou uma Prova de Orientação Noturna nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal. No dia 4, irá realizar-se mais uma edição do “Mexa-se na Marginal” entre Algés e Oeiras que consiste em correr, andar, andar de bicicleta, patins, trotinete, o que quiser, ao longo do percurso estipulado da marginal. Para dia 17 de junho, está marcado um evento idêntico, com a particularidade de se realizar durante a noite, trata-se do “Marginal à Noite”.

No entanto, a “Rota” que mais pessoas irá atrair, como sempre, será a Rota da Música, entre os dias 2 e 18 de junho, que promete trazer a dança, a animação e a boa disposição ao município de Oeiras. Os concertos arrancam hoje e pode consultar o cartaz completo aqui:

Dia 2 de junho:  Pedro Moutinho (Largo 5 de outubro)

Dia 3 de junho: Matias Damásio (Palco da Feira – Jardim Municipal de Oeiras)

Dia 4 de junho: Olavo Bilac (Palco da Feira – Jardim Municipal de Oeiras)

Dia 7 de junho: GNR (Palco da Feira – Jardim Municipal de Oeiras)

Dia 9 de junho: Banda Sinfónica da PSP com Raquel Tavares (Palco da Feira – Jardim Municipal de Oeiras)

Dia 10 de junho: Kátia Guerreiro (Palco da Feira – Jardim Municipal de Oeiras)

Dia 11 de junho: Finalistas do Oeiras Band Sessions + Deejay Télio (Palco da Feira – Jardim Municipal de Oeiras)

Dia 15 de junho: Dois Brancos e um Preto + Quim Barreiros (Palco da Feira – Jardim Municipal de Oeiras)

Dia 16 de junho: Virgul (Palco da Feira – Jardim Municipal de Oeiras)

Dia 17 de junho: Espetáculo Piromusical (Marina de Oeiras)

Dia 18 de junho: Noite de Tunas (Largo 5 de outubro)

É de referir, mais uma vez, que a entrada para o festival é totalmente gratuita.

Escrito por: Bruno André

Editado por: Daniela Carvalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s