As Festas de Lisboa arrancaram nesta quinta-feira, com um conjunto de iniciativas que convidam a população a participar em atividades gratuitas, pensadas para todas as idades, das quais se destacam festivais de dança, teatro, literatura e exposições.
Durante o mês de junho, a capital vai estar repleta de atividades que vão desde a música, arte e cinema, até às tradicionais marchas populares, arraiais e casamentos de Santo António.
No ano em que Lisboa é considerada a Capital Ibero-americana da Cultura, as Festas de Lisboa propõem-se a fazer uma viagem entre três continentes, a partir de Lisboa com destino a África e à América Latina.
De acordo com a programação da EGEAC, a inspiração para as festas passa pela “ideia de travessia oceânica, de aproximação de margens, de territórios e de culturas”, numa “viagem para descobrir e redescobrir os rastos das vivências e imaginários comuns”.
Entre as atividades propostas, destaca-se, no dia 3 de junho, um concerto da Orquestra Gulbenkian junto ao Tejo, com convidados como o guitarrista Pablo Sáinz Villega, e onde serão também revisitadas as obras de Villa-Lobos, Falla e Revueltas, entre outros compositores de referência.
O dia 1 de julho conta com a presença dos Gipsy Kings e Los Van Van na Praça do Comércio, num espetáculo de encerramento das Festas de Lisboa de 2017.
Escrito por: Andreia Neves
Editado por: Ricardo Marquês