Portugal faz hoje, dia 25 de maio de 2017, precisamente 838 anos. Foi neste dia, no ano de 1179, que o Papa Alexandre III emitiu a Bula Manifestis Probatum que reconheceu Portugal como reino. Ainda hoje, Portugal é o país mais antigo da Europa e um dos mais antigos do mundo. Portanto, parabéns a todos nós!
Foi no dia 25 de maio de 1179 que o Papa Alexandre III emitiu a Bula Manifestis Probatum que reconheceu o nosso país como Reino. A Bula reconheceu o Condado Portucalense como independente do Reino de Leão com D. Afonso Henriques como seu soberano. Reconheceu também a validade do Tratado de Zamora, um acordo de paz entre D. Afonso Henriques e seu primo Afonso VII de Leão e Castela assinado a 5 de outubro de 1143, que assinalava a independência de Portugal. Apesar disso, essa independência só foi consagrada em 1179 com a emissão da bula papal.
No entanto, a curiosidade é que a data de fundação do Reino de Portugal não é consensual. É comummente aceite que seja o ano de 1179, pois nessa época o Papa era a autoridade máxima cabendo-lhe as decisões sobre os conflitos entre países e o reconhecimento das independências. Porém, o 5 de outubro também é uma data que aos olhos populares não fica mal, tendo sido nesse dia assinado o Tratado de Zamora, tratado de paz entre Portugal (Condado Portucalense) e Leão e Castela. Menos consensuais mas ainda com relativo destaque, são as datas de 24 de junho de 1128 e de 25 de julho de 1139. A primeira corresponde à batalha de São Mamede que impediu que o Condado Portucalense caísse em mãos castelhanas e galegas. A segunda remete à batalha de Ourique em que, como é do conhecimento popular, D. Afonso Henriques derrotou cinco reis muçulmanos de: Badajoz, Sevilha, Évora, Beja e um quinto de nome Ismar, que se pensa ser de Santarém ou de Elvas.
De qualquer maneira, é aceite que mais uma vez se diga: Parabéns Portugal!
Escrito por: Bruno André
Editado por: André Blayer