Estão a decorrer no ISCSP, segunda, dia 8, e terça, dia 9, as campanhas para as eleições dos Núcleos do ISCSP para o mandato de 2017/2018. O desacordo entrevistou o Presidente da Direção de cada lista: Madalena Branco, da Lista E, e Diogo Pimentel, da lista C.
1. Como surgiu a ideia de se candidatarem ao Núcleo?
Lista E: A ideia de candidatura da Lista E para o Núcleo de Ciência Política surgiu no presente ano letivo. Numa conversa sobre o futuro da Ciência Política Iscspiana. Nesta conversa, foram levantadas várias problemáticas para as quais não encontrávamos resposta nas atuais administrações. Desta forma, ousamos pensar em soluções e em iniciativas que considerávamos necessárias para elevar o nosso curso, traduzidas em parcerias com outros órgãos e outras estruturas. Após esta conversa semiformal, decidimos elaborar uma estratégia comum com vista à persecução deste objetivo.
Lista C: A ideia da nossa candidatura ao Núcleo de Ciência Política surgiu através da vontade de uma equipa motivada e unida em fazer por Ciência Política o que realmente merece, o melhor. Com isto, apresentamos um conjunto de medidas ambiciosas e dinâmicas de forma a levar o curso de Ciência Política ao próximo patamar.
2. O que têm, enquanto equipa, que vos diferencia da outra lista?
Lista E: A Lista E caracteriza-se pela diversidade ideológica, pela vontade de ação e pela irreverência patente dos seus membros. Sendo o nosso magno curso o melhor da faculdade, temos que ter pessoas responsáveis, empenhadas, que nunca desistem nem deixam de lutar face à primeira adversidade que encontram. A Lista E é quem propõe pessoas assim. Pessoas das mais variadas ideologias e cores políticas que se empenham e que querem honrar, suar e glorificar a camisola da Ciência Política. Esta é uma Lista inovadora composta por novas caras, aliadas a elementos do atual mandato. A Lista E é diferente porque se foca num plano real e concretizável no qual almeja trazer para a Ciência Política portuguesa temas originais que urgem ser debatidos.
Lista C: Acreditamos que ambas as listas sejam compostas por membros empenhados e capazes. No entanto, consideramos ser a melhor lista, pelo trabalho já realizado por cada um de nós, juntando a vontade de caras novas em apresentar trabalho.
3. Qual a vossa principal novidade para o Núcleo do vosso curso?
Lista E: A principal novidade da Lista E é aproximação da Ciência Política à sociedade civil, por via da nossa iniciativa mensal “o debate sai á rua”. Iniciativa na qual convidamos as pessoas para debater os temas influentes do mês, guiados por uma personalidade irreverente ligada ou não ao mundo da Política. Desta forma, honramos o slogan do nosso Instituto, valorizando a sociedade civil.
Lista C: A nossa principal novidade está na criação do Departamento de Saúde e Bem-Estar. O seu objetivo é que cada aluno consiga seguir um estilo de vida saudável, mantendo o sucesso académico. Outra novidade é a vertente da Ação Social dado considerarmos essencial ajudar sempre quem mais precisa.
4. Quais as vossas três principais medidas?
Lista E: – 02:59 Político (vídeos esclarecedores de temáticas cientificas);
-Political Science and Now? (saídas profissionais e divulgação de ofertas de estágios)
– “Somos todos Ciência Política” (iniciativa na qual os membros do núcleo se voluntariam para auxiliar os restantes estudantes no estudo de matérias diversas).
Lista C: As principais medidas do programa eleitoral são a Celebração dos 20 anos de Ciência Política no ISCSP, inseridos no Encontro Nacional de Ciência Política; a Receção dos alunos de 1º ano e de Erasmus, dando o suporte e o acompanhamento necessário; por fim, a criação de Aulas Abertas sobre os mais variados temas e unidades curriculares, de modo a que cada aluno possa ter um enriquecimento curricular e cultural com especialistas nas áreas
5. Descrevam em 75 palavras no máximo a vossa lista.