Os jogos da Primeira Liga Portuguesa de Futebol Profissional passarão, a partir da próxima época de 2017/2018, a ter Vídeo-Árbitro a auxiliar o trabalho do árbitro principal, confirmou esta manhã a Federação Portuguesa de Futebol.
Esta decisão foi tomada no seguimento de uma demonstração de vontade do organismo que tutela o futebol mundial, a FIFA, em introduzir as novas tecnologias como auxiliador dos juízes da partida no início da época 2018/2019 em todos os campeonatos profissionais de futebol europeus. No entanto, no seguimento do que também foi feito pela federação holandesa de futebol, Portugal introduzirá as tecnologias já na próxima época, que terá ainda um conjunto de testes.
Destaque para o investimento a ser feito nesta tecnologia, que será de cerca de 2000 euros por jogo, o que perfaz um total de 600 mil euros por época, custos que numa fase inicial serão suportados pela FPF. A FPF tem ainda uma novidade em comparação ao que já havia sido feito no que toca ao nível de testes do Vídeo-Árbitro, já que pretende criar uma sala com ecrãs onde estarão os árbitros do Vídeo-Árbitro durante os jogos, na Cidade do Futebol junto ao Estádio Nacional, passando a ser ali o centro de operações desta inovadora tecnologia.
Assim, a FPF procura seguir o caminho rumo à verdade desportiva facilitando e simplificando o trabalho dos árbitros, que terão agora o auxílio da tecnologia nas situações de penalty, fora de jogo, expulsões diretas e troca de identidade de jogadores.
Escrito por: Filipe Lima
Editado por: André Blayer