O Messenger irá exibir publicidade

O Facebook demonstrou em várias ocasiões a intenção de rentabilizar a sua aplicação de mensagens, que continuará a ser gratuita, mas com publicidade.

O Messenger tem vindo a ganhar diversos recursos, inclusive a possibilidade de se realizarem transferências de dinheiro online. Agora Mark Zuckerberg planeia focar-se no mesmo modelo usado pela sua rede social para criar lucro – o uso de anúncios publicitários.

A intenção do Facebook de começar a rentabilizar o Messenger nunca foi um segredo, sendo agora algo que David Marcus, engenheiro responsável pela aplicação desde 2014 , veio esclarecer.

“Não vamos tirar percentagens de pagamentos. O que fazemos tradicionalmente são negócios decentes e para nós isso é publicidade. Portanto, vamos continuar a focar-nos nisso”, afirmou Marcus, numa recente entrevista ao Recode.

Esta intervenção vem no seguimento da ideia de que o investimento em funcionalidades de pagamento no Messenger seria substituído pelo pagamento de percentagens das transferências para o Facebook. Rejeitando assim este conceito, Marcus confirma que os anúncios serão uma grande parte da receita da aplicação de mensagens.

Aproximadamente 50% dos anunciantes cria publicidade para dispositivos móveis, visto tratar-se da forma de acesso à rede social por 90% dos seus usuários. Na empresa de Zuckerberg a publicidade aparenta ser a estratégia mais eficaz para gerar receitas, tendo alcançado os 27 bilhões de dólares no ano passado. Por outro lado, os pagamentos oriundos de compras em jogos da plataforma representaram menos de 3% da receita.

receitas

Receita de pagamentos anual do Facebook

Em breve os anunciantes para os quais o Facebook constitui uma estratégia de negócio, terão também a oportunidade de promover os seus produtos na aplicação de mensagens. Esta funcionalidade já foi alvo de testes na Austrália e na Tailândia, mas desconhece-se ainda quando será alargada ao resto do mundo.

Escrito por: Vanessa Palma

Editado por: Rita Rogado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s