A mais nova Mensageira da Paz

Malala Yousafzai, a jovem rapariga que aos 15 anos se tornou conhecida pela sua luta determinada pelos direitos das mulheres, especialmente focada no garantir da sua educação, foi considerada não só merecedora do Prémio Nobel da Paz em 2014, como foi também nomeada como a mais nova mensageira da Paz, pelo secretário-geral da ONU.

Após ter sofrido o terrível ataque, que quase lhe custou a vida, pela mão de um mercenário talibã, apenas por se impor contra a negação de escolaridade às raparigas no seu país – Paquistão – foi acolhida pelo Ocidente, que a tornou um ícone na luta pela igualdade.

No dia 11 de Abril, numa cerimónia na sede da ONU em Nova Iorque, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, discursou elogiando a coragem e determinação na defesa dos ideais da activista paquistanesa, reconhecendo-a ainda como Mensageira da Paz com apenas 19 anos.

“O seu ativismo corajoso inspirou muitas pessoas no mundo. Agora, como a nossa mais jovem Mensageira da Paz, ela pode fazer ainda mais para criar um mundo mais justo e pacífico”, acrescenta Guterres na nota oficial.

Escrito por: Matilde Coutinho

Editado por: Isabel Vermelho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s