Conferência “Jornalismo Político: a abordagem dos media ao meio político”

Realizou-se hoje, no auditório do piso 1 do ISCSP, a conferência “Jornalismo Político: a abordagem dos media ao meio político”. A mesma contou com a presença dos oradores Martim Silva, diretor executivo do jornal “Expresso” e Sofia Aureliano, assessora de comunicação GP do PSD. Contou ainda com a moderação da doutora Paula Espírito Santo, professora no ISCSP.

A conferência teve como objetivo expor/levantar algumas questões para ajudar a perceber o que é a comunicação política e como é que os media trabalham com ela, e o como o jornalismo político recolhe e trata estes acontecimentos.

Segundo Martim Silva, o jornalismo trata-se de “contar histórias aos outros, com bom senso e bom gosto”, abordando a crise dos media global e a crise do jornalismo escrito, com a diminuição do número de vendas de jornais.

Para o diretor executivo do Expresso, o jornalismo político deve funcionar como contrapoder, sendo que ao abordar órgãos, como a Presidência da República e órgãos de Estado, deve assim ser minucioso, para melhor conseguir informar os cidadãos. Realçou também a importância das fontes para a construção da notícia e o fenómeno das fake news. No final, abordou o tipo de perguntas que devem ser feitas a um político.

Já Sofia Aureliano abordou a sua área de trabalho na assessoria de imprensa que passa pela construção de mensagens políticas e ainda sobre assessoria mediática e relações públicas. O objetivo passa por trabalhar a comunicação para o público final, trabalhando-se para as pessoas. Mencionou o conceito de storytelling, a construção de histórias, que considera essencial para chegar às pessoas, a questão da isenção dos jornalistas e de que parte da informação acabamos por selecionar, algo que considera de subjetivo. Explicou também como devemos lutar para que o tema seja falado pelos media e que como os temas podem chegar à agenda mediática, das técnicas da comunicação política e do marketing político.

No final da conferência, houve um momento dedicado a perguntas aos oradores.

Escrito por: João Estanislau

Editado por: Isabel Vermelho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s