NCC nas XXI Jornadas da Comunicação de Portalegre

Este slideshow necessita de JavaScript.

As XXI Jornadas da Comunicação decorreram entre os dias 14 e 16 de março, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre. A iniciativa contou com a presença de cerca de 50 alunos da licenciatura de Ciências da Comunicação do ISCSP, no dia 15 de março.

O dia iniciou-se com um debate subordinado ao tema “Ciberjornalismo: A Última Fronteira?”, tendo como oradores a Professora Isabel Reis, da Universidade do Porto, e Diogo Pereira, autor do projeto W360.pt.

A Professora Isabel Reis apresentou a sua experiência no Jornalismo Porto Net (JPN), jornal universitário da Universidade do Porto, que funciona exclusivamente online. Apresentou o funcionamento da redação e o modo como se tenta aplicar o máximo profissionalismo num jornal semi-profissional. Apresentou ainda alguns dos resultados dos últimos anos do mesmo, nomeadamente o público alvo, as plataformas mais utilizadas  e os artigos com mais visitas.

Já Diogo Pereira apresentou o projeto W360.pt, que se dedica a viagens e aconselhamento de roteiros, explicando o modo como este funciona e quais as barreiras que lhe vão surgindo.

De seguida, foi aberto um espaço de perguntas da plateia de forma a clarificar algumas dúvidas.

Depois de uma pausa para almoço, as jornadas debruçaram-se sobre o tema “Blogue e Marcas: Que Relação”, que foi enriquecido com as experiências de Ricardo Rodrigues, do blog Pinguim Sem Asas, de João Ricomm do Mercado do Homemm e de Rui de Oliveira, do blog 4gnews. Assim, pudemos aprender a dinamizar um blog em diferentes áreas.

A conclusão dos trabalhos deu-se sob o signo do tema “O Futuro do Jornalismo de Investigação”. O painel de oradores foi constituído por jornalistas de investigação de vários órgãos de comunicação: Micael Pereira, do Expresso, João Ricardo de Vasconcelos, da RTP (do programa Sexta às 9), e de Luís Rosa, do Observador.

O Núcleo de Ciências da Comunicação contou com o apoio do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas para o transporte dos alunos até à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre.

Escrito por: Filipe Lima

Fotografias de: Ricardo Marquês

Editado por: Rita Rogado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s