Holanda e Turquia – Muçulmanos em Mãos Políticas

A situação que coloca actualmente a Holanda e a Turquia em confrontos político e social, faz transparecer uma Europa de instabilidade e constante ascensão dos conflitos religiosos.

Esta quarta-feira, as urnas holandesas já apontaram favoritos. Entre eles, encontram-se o partido VVD – Partido Popular de centro-direita, e o PPV – Partido da Liberdade de extrema-direita, liderado por Geert Wilders.

O polémico candidato holandês defende medidas conservadoras de “des-islamização” do país, com a possível proibição de mesquitas, do Corão e o encerramento da entrada de muçulmanos em território holandês.

Já na Turquia, o presidente Recep Erdogan, procura realizar comícios pela Europa e junto das comunidades turcas, com vista a dinamizar um referendo que admita o aumento do poder presidencial. O avanço deste critério poderá resultar numa mudança política de um regime parlamentarista para um regime estritamente presidencial.

Os comícios e a campanha eleitoral de Erdogan foram proibidos em países como a Holanda e a Alemanha, devido ao desentendimento entre os candidatos de extrema-direita e o presidente turco. Durante o passado fim-de-semana, o avião do ministro dos negócios estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, que se preparava para um comício em Roterdão, foi bloqueado no aeroporto holandês.

Estas ações por parte da Holanda levaram a acusações graves vindas do presidente turco Erdogan, denominando o regime político holandês de “fascista e nazi” e recorrendo ao massacre de muçulmanos durante a Guerra Civil da Bósnia, no ano de 1995, como exemplo de descriminação e ato de genocídio.

Este conflito pode colocar em causa o acordo de Bruxelas para a retenção de refugiados no Médio Oriente e simultaneamente aumentar a hostilidade entre a Europa e a população islâmica.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s