Coimbra vai candidatar-se a Capital Europeia da Inovação 2017

viagem-literaria-coimbra-revista-estante-fnac

A Assembleia Municipal de Coimbra autorizou na passada sexta feira, dia 10 de Março, uma recomendação à Câmara para candidatar a cidade a Capital Europeia da Inovação 2017, por unanimidade. Distinção essa que reconhece todo o trabalho desenvolvido em “prol da inovação, ciência e tecnologia”.

Os objetivos da Comissão Europeia passam por dar o devido reconhecimento às cidades que resolvem os seus problemas sociais de forma mais inovadora. A recompensa por esse feito é de um milhão de euros, e é uma forma de estimular a cidade vencedora a continuar a desenvolver o melhor “ecossistema de inovação” de forma a interligar todos os que fazem parte da sociedade, tais como os cidadãos, organizações públicas, universidades e empresas.

Durante a apresentação desta proposta, o social-democrata Dino Alves, da coligação PSD/PPM/MPT, afirmou que  Coimbra precisa “mais do que nunca, de se afirmar no plano nacional e internacional como centro de excelência, não apenas no ensino, mas também na ciência e inovação”.

Desta forma, a proposta subscrita por cinco eleitos pela coligação PSD/PPM/MPT, considera que a Câmara de Coimbra deverá “desenvolver uma estratégia clara que coloque a inovação no centro da política autárquica como instrumento incontornável na resolução dos desafios” que a cidade enfrenta.

Por fim, a proposta recomenda que a Câmara seja ativa no sentido de que seja desenvolvido “um projeto municipal centrado na transparência, na inovação, e na participação cidadã, envolvendo a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes, e as demais forças vivas da cidade”.

Esta iniciativa já contou com duas edições, e o título de Capital Europeia da Inovação distinguiu Barcelona e Amesterdão, respetivamente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s