Começou ontem no ISCSP, a simulação G20 Summit, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais, que teve lugar no Auditório do piso 2. O evento iniciou com uma Sessão de Abertura que contou com a presença da vice-presidente do ISCSP, a professora Doutora Alice Trindade, da presidente da Associação de Estudantes, Sofia Domingues, da professora Associada do ISCSP, Teresa Almeida e Silva e com a presidente do Núcleo de Estudantes de Relações Internacioinais, Marta Moreira.
A parte da manhã iniciou-se com a conferência “Protecionismo e os seus Riscos”, que ficou a cargo da Professora Carla Costa, onde foram abordadas temáticas como o comércio internacional, o futuro dos países do G7 e a emergência de novas potências mundiais, como a Índia, devido a mudanças económicas a nível global. Esta conferência contou também com um momento de perguntas onde foi discutido o futuro da Índia e os desafios desta para se afirmar enquanto potência.
Terminada a primeira conferência, foi oferecido aos participantes e audiência um coffee break.
A segunda conferência “Política de Trump”, contou com a presença do professor Marcos Farias Ferreira. Nesta conferência, abordaram-se os perigos da presidência Trump para a política externa e para as Relações Internacionais e as respetivas alterações desde o início do seu mandato. Foram também abordadas questões relativas à segurança e insegurança, nomeadamente como é que os países garantem a segurança dos seus cidadãos e como as políticas de Trump podem pôr em risco a relação dos EUA com o mundo e a sua posição enquanto potência mundial.