Semana da Mulher promovida no ISCSP pelo núcleo de Serviço Social

O núcleo de estudantes de Serviço Social do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas vai promover nos dias 6, 7 e 8 de março a “Semana da Mulher”. Esta iniciativa contará com várias conferências e até mesmo sessões de cinema crítico.


O NSS (Núcleo de Serviço Social) iniciará hoje, dia 6, uma semana totalmente dedicada às mulheres. O evento dá-se pelo nome de “Semana das Mulheres”, de forma alusiva à celebração do Dia Internacional da Mulher, a 8 de março e promete abordar os temas mais fraturantes daquilo a que ao sexo feminino diz respeito como por exemplo a prostituição, o alcance do direito ao voto, entre outros.

A Semana das Mulheres começará hoje pelas 9h30 da manhã, na sala 7 do piso -1 do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas com a sessão de abertura e uma primeira conferência sob o nome “Conquistas das Mulheres na Luta Pelos Seus Direitos”, com a participação dos oradores convidados Ana Cansado (UMAR) e Alexandra Silva (Plataforma Portuguesa dos Direitos das Mulheres) e sob a moderação da Professora Isabel Cabrita, docente do ISCSP. Posteriormente, pelas 11h30 da manha irá ser exibido o filme Caçador de Anjos, numa sessão de cinema crítico que irá contar com as observações da docente Prof. Maria José Silveira Núncio. O primeiro dia terminará com a conferência “Perspetivas sobre a prostituição e intervenção” sob a orientação de Bernardo Coelho, sociólogo e investigador do CIEG-ISCSP, com a participação de Helena Fidalgo (Centro de Acolhimento e Orientação da Mulher das Irmãs Oblatas) e de Conceição Mendes (O Ninho).

O segundo dia, 7 de março, terá início pelas 11h00 da manhã com a conferência “Formas de violência na mulher” em que as oradoras serão três docentes do ISCSP, as professoras Dália Costa, Paula Pinto e Anália Torres, cuja presença ainda carece de confirmação. Pelas 16h00 do mesmo dia irá ser exibida mais uma película, A Tua Voz, seguido de um debate sobre a mesma moderado pela professora Mónica Ferro, também docente do ISCSP com a participação de Alexandra Alves Luís, da Associação Mulheres sem Fronteiras.

Dia 8 de março marca o Dia Internacional da Mulher e também o finalizar desta iniciativa. Não existirão conferências neste dia mas sim uma sessão de encerramento e seguinte exibição de um filme no âmbito da data corrente, cujo nome ainda não foi divulgado pelo NSS, pelas 15h00 sob a moderação da professora Sónia Frias. Por fim, haverá também um coffee-break para todos os que estiverem presentes na sala 7, do piso -1.

Durante estes três dias serão abordados temas como os direitos, as realidades e as intervenções, sendo que o Empowerment da mulher será o conceito dominante a ser discutido. O programa poderá ser consultado aqui: https://www.facebook.com/events/1472570722776986

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s