Vai ser obrigatório o prato vegetariano em todas as cantinas

aperitivo-vegetarianoAté agora opcional, foi aprovada esta sexta-feira, dia 3 de março, uma lei que obriga todas as cantinas públicas e refeitórios do Estado à existência de, pelo menos, um prato vegetariano no seu menu.

Espera-se ainda a promulgação, publicação no Diário da República e consequente entrada em vigor . No entanto, André Silva, deputado do PAN, partido Pessoas-Animais-Natureza, diz que é uma lei de aplicação simples que deverá entrar em vigor no espaço de dois meses.

A lei, que partiu de um um projeto de lei do partido PAN foi pedida em petição e assinada por mais de 15 mil pessoas. No Parlamento, foi aprovada com os votos a favor do PS, PCP, PEV, BE e PAN e contou com as abstenções do PSD e do CDS.

A lei obriga a que exista, pelo menos, um prato que contenha apenas alimentos que não sejam derivados de origem animal e assegura também a diversidade e presença dos nutrientes necessários para uma alimentação saudável e equilibrada, sendo as respetivas ementas vegetarianas orientadas por técnicos habilitados.

Não são previstos quaisquer tipos de custos adicionais para quem pretenda optar por a opção vegetariana uma vez que, segundo André Silva, qualquer cantina tem alguém responsável pela parte da nutrição e que, segundo o mesmo e a Direção-Geral de Saúde, as refeições vegetarianas são, por norma, “mais baratas”, avança o jornal Público.

Prevê-se também que nos casos em que a procura desta refeição não seja suficiente, a cantina seja dispensada do cumprimento, mantendo uma inscrição prévia para quem pretenda então optar por este prato.

Escrito por: Inês Castro

Editado por: Rita Rogado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s