Nos dias 17 a 26 de Março, Joane, uma vila portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, abre as portas ao primeiro encontro de teatro, intitulado Territórios Dramáticos, promovido pelo Teatro da Didascália. O objetivo é traçar um olhar sobre a diversidade artística e estética do teatro produzido em território português.
Para além de trabalhos produzidos nas grandes cidades, como Lisboa e Porto, a oferta cultural abrange espetáculos produzidos em várias regiões do país como Vila Real, Fundão, Águeda e Vila Nova de Famalicão. Numa região onde a oferta cultural era escassa, desde os anos 70 que são dados a conhecer alguns dos mais importantes projetos teatrais de Porugal, tal como o Bando, a Barraca, a Casa da Comédia, o TEAR, a Seiva Trupe, O Teatro Experimental de Cascais, O Teatro Experimental do Porto e o Teatro Oficina.
Chegou a vez do Teatro da Didascália, também localizado em Joane, criar este encontro como forma de dar resposta a necessidade de dar a conhecer e refletir sobre um território com um passado fortemente ligado ao teatro e a partir dele conhecer e pensar outros projetos enraizados noutros territórios.
A abertura do 1º encontro está entregue à Casa Experimental do Porto com o espetáculo Casa Vaga. No dia seguinte é a vez se subir a palco o espetáculo Levantado do Chão, inspirado na obra de José Saramago, pela mão do Algures, Coletivo de Criação. A segunda semana é da responsabilidade da ESTE – Estação Teatral da Beira Interior que nos dá a conhecer BambaVambaWamba.
O Territórios Dramáticos é também um espaço de partilha entre o teatro e os mais variados públicos e sensibilidades, até porque nestas duas semanas de programação, haverá também a projeção de dois filmes que têm como ponto de partida o teatro. E os domingos serão dedicados à programação familiar.
O encontro Territórios Dramáticos termina no domingo, 26 de março, com o espetáculo A Cores, da Peripécia Teatro.
O bilhete normal para os espetáculos tem um custo de 4€, no entanto os estudantes, as pessoas com mais de 65 anos e os sócios da Associação Teatro de Construção (ATC) têm direito a desconto, ficando o bilhete a 3€. Os filmes são de entrada gratuita.
Aqui podes ver os vídeos promocionais do Territórios Dramáticos. Podes aceder também a mais informação em www.teatrodadidascalia.com
Escrito por: Beatriz Alves
Editado por: Rita Rogado