ISCSPoiler – “Moonlight”

moonlight1

Este ano, decidi ter uma abordagem diferente à cerimónia dos Óscares. Ao invés de tentar ver todos os filmes antes do grande evento, decidi apreciá-los mais calmamente, depois de saber, não só as categorias para as quais estavam nomeados, como também quais é que ganharam. Como tal, decidi começar pelo filme Moonlight, real vencedor do Óscar de melhor filme, após um engano, que entregou inicialmente a estatueta dourada ao filme La La Land.

Conta a história de Chiron, um rapaz negro que vive num bairro da Flórida. Divide-se em três capítulos (i. Little, ii. Chiron e iii. Black), que correspondem, respetivamente, às três fases da vida de Chiron que o filme acompanha (infância, adolescência e idade adulta). São, portanto, retratadas todas as escolhas que toma, tendo o filme como principal tema a descoberta da sexualidade da personagem principal. O seu percurso é repleto de obstáculos, quer seja pelo facto da sua mãe ser toxicodependente, quer pelo facto de sofrer agressões por parte dos colegas, em consequência da sua homossexualidade.

Podemos dizer que não é o típico filme sobre preconceito e drogas, uma vez que o contexto em que este se passa o torna único e especial. Durante aquela hora e cinquenta minutos que compõem o filme, passamos o tempo todo aguardando impacientes pelo que vai acontecer a seguir, o que acontece também devido ao facto dos movimentos feitos pela câmara, que vai captando lentamente os momentos que se vão sucedendo, o que nos deixa em ansiedade, mas um bom tipo de ânsia.

A música está também muito bem encaixada no cenário do filme, levando-nos a ouvir tanto temas de R&B e hip hop como uma pitada de música clássica, fusão esta que, mesmo parecendo estranha, nos emociona ainda mais durante o filme.

A beleza e naturalidade do filme leva-nos a entender o porquê das oito nomeações deste para os Óscares. No entanto, apenas foi vencedor nas categorias de Melhor Argumento Adaptado, Melhor Ator Secundário (Mahershala Ali) e Melhor Filme.

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s