Portugal continua a somar vitórias além fronteiras. Desta vez, saímos vitoriosos da World Photographic Cup (WPC) pela segunda vez consecutiva.
Realizou-se no Japão o campeonato do mundo de fotografia, onde o conjunto de fotógrafos portugueses obteve a melhor classificação desta conceituada competição. A WPC distingiu os melhores fotógrafos em diferentes categorias, como fotografias de casamentos, reportagem ou retratos. Nesta iniciativa, competiram fotógrafos provenientes de quatro continentes, num total de 26 equipas.
Diogo Freitas, José Almeida e João Carlos concorreram na categoria de Fotografia Comercial e Carlos Resende, Daniel Rodrigues e Nuno Sá nas categorias de Natureza, Paisagem e Vida Selvagem. Já José Almeida, Diogo Freitas e Diamantino Jesus foram os selecionados nas áreas de Ilustração e Arte Digital e no Retrato concorreram ainda Diamantino Jesus, Fernando Branquinho e André Brito. Os trabalhos de José Ferreira, António Tedim e Rui Palha concorreram nas categoria de Reportagem e Fotojornalismo e, por fim, as fotografias de Miguel Matos, Nelson Marques e Pedro Vilela foram as candidatas na categoria de Casamento.
Apesar de a classificação final se dever ao somatório dos pontos obtidos pelos fotógrafos nas diversas categorias, os portugueses concorreram a título individual. Por este motivo, José Almeida, na categoria de Ilustração, arrecadou a medalha de bronze. No final, Portugal reuniu 34 pontos, obtendo assim o 1º lugar da classificação geral e partilhando o pódio com os Estados Unidos da América e a Rússia.
Escrito por: Daniela Costa
Editado por: Catarina Costa