A gordura perde-se?

 16901718_1850094591899800_1557233594_n
A verdade pode não ser agradável mas estudos recentes descobriram que o número de adipócitos no corpo do ser humano só varia num sentido: o seu aumento.
As células de gordura são criadas em grande número durante a infância e adolescência e, de modo geral, esse número torna-se estável na idade adulta. Porém, sempre que um indivíduo engorda, produz uma quantidade maior de células de gordura. A novidade prende-se com o seguinte: essas células diminuem de tamanho, mas não desaparecem.
E as consequências não podiam ser mais significativas: devido a este facto, alguém que já pesou 100kg, jamais será igual a outra pessoa que nunca tenha oscilado, de modo significativo, em relação aos mesmos 60kg. Assim, quanto mais tempo um indivíduo mantiver um peso alto, mais adipócitos irá produzir e, posteriormente, a informação desse número de adipócitos será guardada. Por outras palavras, o corpo terá para sempre essa “memória”.
“A seguir à perda de peso, os adipócitos reduzem o seu tamanho”, explica a bióloga Kirsty Spalding do Instituto Karolinska na Suécia onde, em 2008, descobriu que ao longo de um ano perdemos cerca de 10% das células de gordura e que a mesma percentagem é criada simultaneamente.
Estudos como os desenvolvidos pela Dr. Spalding, pretendem explicar por que a manutenção do peso é tão exigente e difícil após uma fase de emagrecimento, ou por que a seguir  a uma lipoaspiração o peso inicial tende a ser recuperado em pouco tempo, “mas ainda é necessária ser feita mais investigação nesse sentido”.
Escrito por: Ana Margarida Azevedo
Editado por: Isabel Vermelho

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s