
O Monte Palace, o primeiro hotel de cinco estrelas no arquipélago dos Açores, foi inaugurado em 1989 na ilha de São Miguel. Acabaria, no entanto, por fechar pouco tempo depois.
A unidade hoteleira, com vista para a Lagoa das Sete Cidades, atualmente propriedade do banco Santander Totta, estava desde 2010 com segurança permanente, contudo, posteriormente, foi deixada ao abandono, sendo alvo de atos de vandalismo.
A visita guiada agendada para esta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, entre as 15h00 e as 16h00 locais (mais uma hora em Lisboa), tem como intuito dar a conhecer a história do Monte Palace para, desta forma, despertar e fazer crescer a consciência dos cidadãos.
O promotor desta iniciativa, Jorge Loures, afirmou à agência Lusa que pretende “zelar pela história do espaço, contribuir para o conhecimento geral e tentar, ainda que num pequeno passo, arranjar uma espécie de caminho mais curto para uma solução futura.”.
Já este ano ano, foi lançada uma petição pública a pedir que o edifício fosse adquirido pelo executivo regional para reconversão do local em área pública de lazer.
Escrito por: Vanessa Santos