World Press Photo: E o grande vencedor é…

Fonte: World Press Photo

Na passada segunda-feira, o World Press Photo, anunciou a fotografia vencedora, entre as 80.408 submetidas a concurso, da 60ª edição do mais conceituado prémio de fotojornalismo a nível mundial.

Burhan Ozbilici da Associated Press, foi o grande vencedor da World Press Photo of The Year ao registar o momento subsequente ao assassinato de Andrei Karlov, na Turquia.
O atentado aconteceu numa galeria em Ancara, no dia 20 de dezembro. Mevlüt Mert Altintas, o atirador, alegava estar a vingar as atrocidades cometidas em Aleppo.

Burhan Ozbilici, já retratou diversos temas de relevância social, como é o caso do êxodo dos curdos do Iraque depois da morte de milhares de pessoas devido a um ataque ordenado por Saddam Hussein.

Stuart Fraklin, presidente do júri, afirmou ontem, dia 13, ao jornal britânico The Guardian, que votou contra a eleição da imagem vencedora, por esta promover a “ligação entre martirio e publicidade”: “é a fotografia de um homicídio, o assassino e a vítima, ambos na mesma imagem. É tão problemática de publicar como uma decapitação terrorista”.

No ano passado, o prémio de melhor fotografia foi atribuído a uma imagem que mostrava o drama dos refugiados, da autoria de Warren Richardson, retratando um homem que entregava um bebé a outra pessoa por entre uma barreira de arame farpado entre a Hungria e a Sérvia.

A primeira edição data de 1955 e contou apenas com 300 imagens de 42 fotógrafos procedentes de 11 países diferentes. Esta edição do World Press Photo teve a participação de 5.034 fotógrafos de 125 países.

Escrito por: Daniela Belchior Costa

Editado por: Rita Rogado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s