FC Porto vence Sporting por 2-1: análise

imageO FC Porto venceu esta noite o Sporting no Estádio do Dragão, ascendendo assim à liderança da Liga NOS.

As duas equipas apresentaram-se com surpresas no seu onze inicial. No lado dos azuis e brancos, Soares foi a grande novidade. O avançado brasileiro contratado recentemente ao Vitória de Guimarães, apareceu ao lado de André Silva na frente de ataque portista, mudando inclusive o sistema tático da equipa da casa. Já no Sporting, a grande novidade foi a titularidade de Matheus Pereira no lado esquerdo do ataque, derivando Bryan Ruiz para o apoio a Bas Dost na frente de ataque. João Palhinha foi também chamado ao onze, no entanto o treinador dos Leões já tinha anunciado a titularidade do jovem resgatado ao Belenenses na conferência de imprensa do lançamento desta partida.

O Porto entrou mais forte e no primeiro lance de real perigo adiantou-se na partida. O contra-ataque guiado por Corona, que cruzou milimetricamente para a cabeça do estreante Soares, aproveitando a falha de marcação de Palhinha neste lance para fazer aquele que seria o seu primeiro golo da noite. O relógio marcava apenas cinco minutos de jogo, o que obrigou o Sporting a alterar cedo o modo de encarar o jogo. A equipa leonina tentou reagir, mas apesar de ter beneficiado de uma maior posse de bola no primeiro tempo, não conseguiu converter a mesma em oportunidades de golo. Já o FC Porto, revelava-se uma equipa eficaz e voltaria a marcar em contra-ataque. Danilo Pereira isolou Soares e o brasileiro levou a bola até à área dos leoninos, ultrapassou Rui Patrício e fez o segundo golo da partida. O Sporting protestou uma falta de Brahimi sobre Palhinha, enquantou Soares dava seguimento à sua estreia de sonho em pleno Estádio do Dragão.

Ao intervalo, Jorge Jesus mudou a estratégia: tirou Matheus Pereira, que acabou por se revelar uma aposta falhada, e colocou Alan Ruíz ao lado de Bas Dost, voltando Bryan Ruíz ao flanco esquerdo leonino. O argentino mexeu com o jogo e o Sporting instalou-se no meio-campo portista. Depois de Adrien Silva atirar um potente remate à barra da baliza do guardião Casillas, o Sporting chegou mesmo ao golo: Bas Dost amortece para Alan Ruiz, e o argentino disfere um potente remate à entrada da área para reduzir a desvantagem na partida.

Com o Sporting a começar a cheirar o empate, foi a vez do treinador dos Dragões mexer na partida. Em poucos minutos, Nuno Espírito Santo tirou da partida André Silva e Brahimi e colocou em campo André André e Diogo Jota, numa tentativa de estancar o meio-campo do Sporting. O único lance de relevo por parte do Porto no segundo tempo deu-se poucos minutos depois destas alterações. bola na área do Sporting, Soares queixa-se de penalty, e Diogo Jota vê João Palhinha negar-lhe o golo.

O Sporting decidiu então arriscar tudo. Jesus colocou Podence em campo, tirando Palhinha, numa derradeira tentativa de empurrar a sua equipa para a frente. O jogo aproximava-se do fim e nos minutos finais Casillas tomou o lugar de Soares como estrela do jogo. A dez minutos dos noventa, nega o golo a Coates e, já nas compensações, faz a defesa da noite e segura a vitória do FC Porto, após um excelente cabeceamento de Coates, levando os leoninos ao desespero. Após este lance, o árbitro deu a partida por terminada. Soares foi sem dúvida o homem decisivo neste clássico, mas Casillas não lhe ficou atrás, depois da defesa milagrosa que teve no último lance do desafio.

O FC Porto fica agora à espera do resultado do Benfica, que joga amanhã no Estádio da Luz com o Nacional da Madeira, passando – pelo menos – esta noite no topo do campeonato.

Escrito por: Pedro Almeida

Editado por: Rita Rogado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s