Conhecer Portugal – Leiria

Este slideshow necessita de JavaScript.

Considerada a terceira melhor cidade para se viver em Portugal e a melhor na Região Centro, pelo estudo efetuado pela consultora internacional “Bloom Consulting”, Leiria afirma-se no contexto nacional como uma cidade de estatuto elevado muito devido ao incremento dos seus fatores de atratividade que potenciam a atividade turística e os recursos endógenos junto dos transeuntes, nacionais e internacionais.

Nascida da Collipo romana, fundada no século I a.C, Leiria possui uma geografia impar marcada pelas praias extensas e serras com paisagens “de cortar a respiração”. Dos areais destacam-se as praias do Baleal e da Consolação (Peniche), do Salgado e da Nazaré (Nazaré), São Pedro de Moel (Marinha Grande), São Martinho do Porto (Alcobaça) e a Praia da Vieira (Vieira de Leiria). Das manchas florestais salientam-se o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, de uma beleza calcária invulgar, e o Pinhal de Leiria, mandado plantar por D. Afonso III e, posteriormente, pelo seu filho D. Dinis.

Banhada pelo rio Lis e detentora de uma grande envolvência histórica, como os Mosteiros da Batalha e de Alcobaça, Leiria tem no Castelo, mandado construir em 1135, o seu símbolo máximo de história e o berço da sua fundação. De arquitetura de tipo românico e gótico, possui uma planta poligonal forte do ponto de vista defensivo que nos permite, todavia, ver, praticamente encostado à colina do castelo, uma mancha vibrante de cores intensas que demarcam o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa (mandado construir de raiz para o Euro 2004) do restante verde envolvente.

Mas Leiria é também a geometria citadina, as praças e ruelas quatrocentistas, a harmonia entre o passado e a modernidade presente que oferecem à cidade um património de relevo. A destacar: a Sé Catedral; a “Cidade Velha” (centro histórico da cidade que tem o seu eixo na famosa Rua Direita); o Jardim Luís de Camões (que acompanha as margens do rio Lis); o labirinto de ruas da idade medieval (incluindo a antiga judiaria) e o moderno M|I|MO – Museu da Imagem em Movimento estruturado em três vertentes principais: Pré-Cinema, Fotografia e Cinema.

Como vê, tem muito que percorrer e conhecer, no entanto, não se coíba de fazer uma pausa e, apreciando a beleza da cidade, deguste a tão afamada Brisa do Liz – a embaixatriz gastronómica de Leiria.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s